Em um mercado de grande concorrência, é muito importante que você saiba como potencializar a fidelização de clientes. Claro que cativar novos consumidores para a sua empresa é essencial, mas manter aqueles compradores que conhecem o seu trabalho e já estão com você há algum tempo é, sem dúvidas, muito vantajoso para o seu negócio.

Vale reforçar ainda que muitas vezes o cliente fidelizado impulsiona a chegada de outros novos. E você sabe os motivos? Pelo simples fato dele estar satisfeito com os serviços da sua empresa e indicar você através do marketing boca a boca, mais eficiente que muitos outros tipos de propaganda que você possa imaginar.

Por isso, para ajudar você na tarefa de fidelização de clientes, separamos algumas dicas valiosas. Confira!

Conheça bem o seu comprador

Que tal começar a pensar na fidelização do cliente desde o momento em que ele entra em contato pela primeira vez com a sua marca? É fundamental que você conheça bem o público-alvo que pretende atingir e, ao mesmo tempo, saber exatamente quem ele é. Para isso, faça algumas pesquisas de mercado, bem como conversar com alguns compradores cativos.

O ideal é que você identifique o que o cliente procura ao solicitar os seus serviços, o que ele espera como atendimento e qual o principal motivo que o fará ser fiel a você. A tarefa de levantar essas informações pode parecer difícil, mas não é! Basta você se organizar e planejar corretamente uma equipe focada em entender quem são os compradores do seu serviço.

Não esqueça de que, tendo esses dados em mãos, tudo ficará melhor quando você pensar em qualquer estratégia, como promoções, descontos e por aí vai. Afinal, conhecendo o cliente você terá muito mais chances de ver a sua empresa sempre bem requisitada, e é isso o que você mais deseja, não é mesmo?

Realize um ótimo atendimento com foco na fidelização de clientes

Você sabia que para 61% dos compradores o que importa, na verdade, é o atendimento e não necessariamente o valor do produto? Isso significa que você não só deve como precisa colocar em prática um consistente acompanhamento do cliente como prioridade na hora da venda, ok? A impressão que ele tiver do atendimento da sua empresa é o que vai definir se ele voltará!

Uma dica importante para que você consiga alcançar esse objetivo é investir na capacitação dos seus colaboradores. Sabe-se que um funcionário bem treinado consegue realizar um excelente atendimento que, muitas vezes, identifica até mesmo o que o cliente pode estar pensando em comprar, mesmo sem dizer nenhuma palavra.

Mais que isso, um funcionário que está em constante aprendizado se sente muito mais motivado para vender, conversar com o consumidor e tem a sua habilidade melhor desenvolvida, o que é um dos principais passos para a desenvoltura no momento do atendimento ao cliente!

Venda produtos de qualidade

Esse item é outro que merece sua atenção. Imagine que você oferece um ótimo atendimento, tem uma equipe de colaboradores bem alinhada e motivada, além de cumprir prazos e ter sempre as melhores soluções para os problemas do cliente. Mas, o principal você não tem: um produto de qualidade. Fuja disso! Invista no que há de melhor e surpreenda o comprador.

É muito importante que você trabalhe com ótimos produtos e que sejam os melhores do mercado ou, pelo menos, estejam dentro do padrão de qualidade. Hoje em dia, o consumidor preza bastante por empresas que ofereçam a excelência em materiais e estão de olho na melhoria dos produtos.

Portanto, não erre jamais nesse quesito, combinado? Lembre-se de que você quer ser lembrado por ter uma empresa confiável, com boa credibilidade e ter a tranquilidade de saber que o cliente não vai se arrepender por ter escolhido a sua marca e não a concorrência!

Faça contato no pós-venda

A prática de acompanhar o cliente em todas as fases da venda deve se estender até mesmo após a finalização da compra, sabia? Não é à toa que muitas empresas estão se especializando no contato pós-venda, incluindo até mesmo uma equipe apenas para fazer esse tipo de contato com o consumidor.

Tudo isso porque já foi detectado que um dos pontos altos da fidelização de clientes é realmente demonstrar que você se importa muito mais do que apenas vender um produto ou serviço para ele. Então, quando você continua o contato no pós-venda isso fica ainda mais claro para o consumidor!

Sem contar que ajuda a sua marca a estreitar ainda mais os laços com a clientela, abre novas oportunidades e aumenta as chances de os consumidores não se esquecerem de você e nem do atendimento da sua empresa. Portanto, esse é um ponto para cativar o comprador, certo?

Crie programas de fidelidade

Eis aqui mais um campeão em boas práticas para tornar fiel um cliente: os programas de fidelidade! Todo comprador adora saber que, quanto mais ele consome determinado produto ou serviço, mais chances ele terá de, em um futuro próximo, poder ganhar descontos ou brindes. Ele se sente mais estimulado a continuar comprando com você!

Por isso, crie programas de fidelidade que sejam, de fato, atrativos para os clientes. O que isso significa? Que você não pode deixar o consumidor esperando muito para poder ganhar um desconto ou um mimo de você. Os programas de fidelidade que mais dão certo são os que premiam os clientes de um jeito criativo e rápido.

Vale você investir em ações, por exemplo: se a sua empresa oferece serviços de outsourcing de impressão, uma dica bacana é marcar um ponto com você cada vez que o cliente renovar o aluguel de impressoras. E, ao final de 5 alugueis solicitados, ele ganha a troca de um toner de graça. Você verá o quanto ações como essa fidelizam a clientela.

Seguindo essas dicas, será muito mais fácil e tranquilo a fidelização de clientes. Muito mais que isso, a sua empresa vai se destacar por oferecer um serviço completo e que valoriza os consumidores fiéis e que acreditam na empresa. E isso tem tudo para alavancar o seu negócio. Ótimo, não é?

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